Empresa

Conheça um pouco da nossa história!

Na SOMA ASSESSORIA EMPRESARIAL, fundada em 1996, contamos com profissionais com mais de 20 anos de experiência. Valorizamos a ética e o desenvolvimento profissional embasado em confiança mútua, participando e contribuindo na construção de pessoas e empresas sólidas, orientando e corrigindo os rumos empresariais de nossos clientes através de Planejamento Estratégico.

 

Uma empresa de assessoria empresarial e contábil, se caracteriza por atender a pequenas, médias e grandes empresas que querendo reduzir custos, terceirizam diversos serviços, principalmente os seguintes:

 

• Departamento de Contabilidade;
• Departamento Pessoal;
• Departamento Fiscal;
• Departamento Legal;
• Departamento Jurídico.

 

Agora você pode contar com a consultoria que mais entende de soluções em controladoria. A soma assessoria empresarial tem um time completo de profissionais experientes em planejamento, finanças e contabilidade, prontos para entender o seu negócio e aplicar as estratégias das grandes empresas para ajudar você a crescer.

Nossa Visão


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA "A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar" Embora o termo planejamento estratégico não seja novo, surgem muitas interrogações quando é levado para o segmento empresarial. Logo se pensa em estratégias empresariais, algo distante do mundo real. Isso não ocorre apenas em empresas de menor porte ou de estrutura familiar, pois mesmo as grandes enfrentam ou já enfrentaram a dificuldade de associar seu negócio a uma empresa.


Mesmo quando já funcionam como tal. O preconceito existe, mas as barreiras estão caindo por uma simples razão: é mudar ou perecer. A gestão estrategicamente planejada - o pensamento e comportamento racional - torna real a profissionalização das estruturas. Dessa forma, cresce a eficiência nos serviços prestados em todas as atividades desempenhadas, importante tanto para pequenos e quanto para os demais. Este trabalho deve ocorrer em todo o contexto da banca. Não se deve entregar a extensas e intermináveis reflexões, nem se precipitar em mudanças radicais de formas de trabalho. Ou mesmo resumir - se ao estabelecimento de setores e regências. É preciso dispor - se a um trabalho em que haja tanto uma análise quanto à incorporação prática e revisão constante. Como cada empresa e situação são únicos, não basta escolher um manual prático, porque a estratégia específica não está lá fora. Ela só será possível ao atentar também para o interior da banca e sua cultura. Não basta ter uma imagem brilhante do que se deseja alcançar sem olhar para o passado e o presente da empresa. Só assim pode - se projetar um futuro mais sólido.


Visão Abrangente


É importante esclarecer que o planejamento estratégico não é uma medida com princípio, meio e fim, a ser usada apenas para " passar a empresa a limpo". Não se trata de um plano limitado em um momento específico. Sua abrangência é bem maior, uma vez que incorpora uma condução consciente ao escritório, passando a fazer parte da rotina do mesmo, pois sua imagem, caráter, objetivo, decisões, políticas, estruturas e equipe farão parte da formulação estratégica.


Esse tipo de estratégia abrange o processo como em todo. É fundamental que toda a empresa e os envolvidos com seu funcionamento sejam considerados para que a análise da situação atual seja algo real, assim como a elaboração e implementação do planejamento. Isso acontece logo após o reconhecimento das necessidades. Trabalha - se, então, com o que a empresa já possui, ou seja, o "quem sou", com a análise do histórico de seu segmento, o porquê, a partir de quem e como veio a funcionar. É preciso identificar o que foi previsto e realizado até então. O planejamento, no entanto, não garante que a nova política de gerenciamento seja idêntica à pretendida, mas cuida para que durante o percurso diário, a empresa não se desvie do foco principal, entendendo que algumas metas não realizadas darão lugar a outras emergentes, o que é normal e sadio para o funcionamento de uma organização. Ao fazer este trabalho, é interessante que seja promovida a divisão das gestões existentes, de modo a facilitar a visualização da forma como cada um está relacionada, assim como identificar as diversas tarefas realizadas pela área administrativa e técnica. Ao estudar a gestão geral da empresa, que corresponde ao formato do mesmo, é imprescindível a atenção especial dos sócios ou "donos". A partir daí todas as atividades encontram uma base que precisa ser sólida e clara para todos. É neste momento que analisamos a missão, a visão, os princípios e os valores que, caso não estejam bem definidos, deverão ser pensados e colocados em vista. Se não se sabe o motivo da existência de uma empresa ou onde ele pretende chegar, ou ainda, em quais princípios e valores ele deve respaldar - se, não há como criar estratégias de ação, planos e metas setoriais. O planejamento possibilita que administrativo, financeiro, pessoal, produção, tecnológica e infra - estrutura atuem para um fim comum, com outros objetivos específicos. " Muitas vezes, a empresa abre uma filial em uma situação que pede desinvestimento para sobreviver quando, antes disto, poderia ofertar nossos serviços e os produtos para sua base de clientes, de forma a aumentar a rentabilidade da operação".


Plano de Expansão


O envolvimento de todos é fundamental desde o início do planejamento para que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, os profissionais que trabalham na empresa precisam ser analisados pelo capital intelectual, ou seja, como um ponto forte para o desenvolvimento, ou, por outro lado, como um ponto fraco, no caso de empresas que mantêm uma grande equipe com objetivos contrários.


Na implementação da estratégia, várias atividades devem funcionar como alguma interdependência. Todas de acordo com o objetivo principal da empresa. A comunicação interna precisa estar preparada para tanto, pois influenciará no desempenho das atividades relacionadas à estratégia planejada. Eis a importância do envolvimento coletivo e do planejamento: garantir um curso orientado e conhecido por todos. Em seguida, serão analisadas as formas de crescer, que podem estar relacionadas com a busca de novos mercados, abertura de uma filial, desenvolvimento de um novo serviço ou criação de uma nova área. As tentativas mal sucedidas analisadas no histórico servem como alerta e não como fator de desânimo, porque a empresa reconhecerá algo em que insista desnecessariamente e descobrirá fatores de desenvolvimento que até então não enxergava. Se a empresa não tem ideia de sua missão e visão, provavelmente terá que rever também seus planos de expansão. Muitas vezes, a empresa abre uma filial em situação que pede um desinvestimento para sobreviver, quando, antes disto, poderia ofertar novos serviços e produtos para sua base de clientes, de forma a aumentar a rentabilidade da operação. Será necessário, ainda, o reconhecimento dos pontos fortes e fracos dentro do ambiente interno, assim como a identificação de oportunidades e ameaças no ambiente externo à empresa. Dessa forma, identifica -se os fatores críticos de sucesso e o diferencial competitivo. O caminho torna -se mais claro após a análise destes fatores internos e externos, apontando -se, naquele momento, a empresa precisa primeiro se fortalecer, já pode crescer, investir ou mesmo desinvestir. Reuniões, palestras, programas de qualidade e dinâmicas são ferramentas eficazes na elaboração de implementação de estratégias, mas precisam ser objetivas e programadas. Quando o escritório se desmembra., essas ações garantirão sua permanência ou uma nova forma de trabalha - lo. "Os profissionais que trabalham na empresa devem ser analisados pelo capital intelectual, ou seja, como um ponto forte para o desenvolvimento, ou como um ponto fraco, no caso de empresas que mantêm uma grande equipe com objetivos dispersos."


Plano "B"


As metas que surgem em decorrência da estratégia escolhida abrangem todas as gestões da empresa, e o planejamento precisa ter sido feito conforme cada uma dessas gestões. Já o bom desempenho de uma gestão afeta todas as outras, assim como o caminho inverso reflete sempre no objetivo final da empresa.


Será importante também, ao considerar a missão e políticas da empresa juntamente com as pessoas envolvidas, elaborar atividades alternativas na implementação das estratégias, já que o ambiente está em constante mudança e decisões planejadas poderão surtir efeitos diferentes do esperado.
O planejamento prevê sempre a estratégia "B"
Concluímos que a estratégia não pode ser um plano intocável, que não demanda flexibilidade. A empresa precisa trabalhar a mentalidade estratégica das pessoas que ali trabalham, e, se necessário, fazer alterações caso sejam verificadas posturas que insistem em chocar com o padrão da empresa, neste momento já em harmonia com seus princípios formadores. Sem líderes que auxiliem e implementem o planejamento estratégico, a operação pode sair prejudicada. É preciso criar uma demanda de flexibilidade, pois assim os sócios não serão os únicos a participar da elaboração de estratégia, tendo suas atividades revistas e programadas. Também precisarão contar com uma equipe de líderes. Estes podem ser descobertos entre as pessoas da empresa e que irão colaborar decisivamente para a realização das atividades. Uma constante supervisão do que foi implementado, com análise dos resultados previstos e obtidos, deve orientar na elaboração de novas estratégias. Ao mesmo tempo, é preciso conservar o padrão de uma empresa que sabe porque existe e procura crescer a partir do que se possui, de modo a otimizar recursos e estudar possibilidades, reinventar e inovar nas pequenas práticas diárias, sem perder de vista seus princípios e valores.
Diagnóstico Tributário
O Diagnóstico Tributário visa uma completa e minuciosa radiografia da área contábil e fiscal da empresa, possibilitando ao empresário ter, em tempo real, informações sobre a tributação que recai sobre sua operação. Aliado a esta minuciosa radiografia contábil e fiscal, os profissionais da Soma Assessoria Empresarial identificam possíveis desvios de procedimentos fiscais e complementam a verificação da qualidade do sistema de informes fiscais e gerenciais, melhorando o controle de apuração do universo fiscal da empresa. Referida análise identifica ainda as possibilidades de redução da carga fiscal do contribuinte, seja pela identificação de possibilidades de recuperação administrativa ou judicial de tributos que porventura tenham sido recolhidos a maior ou indevidamente, bem como oferece sugestões acerca de possíveis reduções futuras de tributos, seja via planejamento tributário (que a seguir será melhor delineado), seja pela propositura de ações judiciais ou consultas administrativas com a intervenção de escritório de advocacia especializado e parceiro de nossa empresa. Nossa metodologia observa sempre a base legal e regulamentar das operações, garantindo ao cliente total segurança e confiabilidade nos informes fornecidos, em linguagem acessível e minuciosa apuração de dados.
O diagnóstico tributário SOMA ASSESSORIA EMPRESARIAL, prevê as seguintes etapas de trabalho: • Apuração de dados; • Planejamento do diagnóstico dos procedimentos fiscais; • Revisão dos procedimentos fiscais; • Planejamento tributário; • Sumário executivo; • Implementação.
Para a realização deste trabalho, utilizamos o sistema de conferência individualizada de todas as notas fiscais, contemplando toda a documentação fiscal colocada à disposição pelo cliente. Como resultado, apresentamos um relatório analítico na forma de Sumário Executivo contendo as alternativas de planejamento identificadas com a descrição da situação verificada, seus efeitos, bem como o embasamento legal pertinente. Disponibilizamos, quando necessário, trabalho de redução da carga tributária, através de medidas judiciais preventivas, sempre que for instituído um tributo em desconformidade com o ordenamento jurídico tributário. Após ser realizada a avaliação técnica, podemos estabelecer a melhor maneira para uma regularização, sempre levando em conta os fatores de custos e prazo demandado pelo cliente.